A Prefeitura de Satuba, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), vai dar início, nesta quarta-feira (24), a VI edição do projeto que tem como objetivo o recrutamento e a convocação de crianças, jovens e adultos que estão fora das salas de aula para a realização da matrícula escolar. Durante três dias, os técnicos da Semed vão percorrer a periferia e a Zona Rural do município para, de casa em casa, procurar pessoas que estão fora da escola.

Conforme explica a secretária municipal de Educação, Jane Gleide, o “Acampamento de Matrículas”, como é chamado, acontece desde o ano de 2013 e já foi responsável pelo encaminhamento de mais de 300 alunos que, por pouco, não entraram para as estatísticas da evasão escolar.

“Quando a gente assumiu a Semed e constatou que haviam pessoas dentro da faixa-etária escolar, mas que não estavam dentro da escola, de primeira, a gente tomou um choque. É uma situação inadmissível, então a gente providenciou uma força-tarefa de imediato para saber quais eram os motivos daquela situação” disse Jane.

Ainda segundo a secretária, outro objetivo do Acampamento também é a identificação de possíveis causas que levam os pais a não matricularem os filhos em uma das 13 unidades escolares da cidade.

“Notamos que algumas mães chegavam a dizer que os filhos estavam fora da escola porque moravam longe da Zona Urbana, outras afirmavam que achavam que o filho ia ficar sem alimentação, mas aí durante a nossa ação a gente explica sobre o transporte escolar, a merenda e ainda temos como missão a resolução de quaisquer problemas que impedem que a pessoa não esteja matriculada” completou a gestora da Semed.

A logística da ação consiste na concentração dos técnicos da Semed na sede da Secretaria, localizada na Rua Santos Dumont, S/N, às margens da BR-316. Às 8h da manhã os profissionais saem em comboio, junto com carro de som, fazendo a convocação e a distribuição de panfletos que informam as vantagens de estar matriculado na rede municipal de educação.

Após o diagnóstico de aluno fora da escola, uma matrícula na unidade escolar mais próxima é providenciada para o discente. O Acampamento acontece depois da temporada de Matrículas 2018 que garantiu a permanência de cerca de 2800 alunos da Rede Municipal Satubense.

CRONOGRAMA – ACAMPAMENTO DE MATRÍCULAS 2018

24/01/2018