Cerca de 100 atletas de judô participaram, neste sábado (05), do Treinamento de Campo promovido pela Federação Alagoana de Judô (FAJU), com o apoio da Prefeitura de Satuba, no Ginásio Poliesportivo Adelson Cortez (Quadra Municipal). Às vésperas do Campeonato Brasileiro Sub-15 de Judô, que vai acontecer no dia 19 de agosto na Bahia e que terá como representante de Satuba a judoca Hemily Lopes, os atletas do projeto Judô Satuba também participaram dos treinos.

Conforme explicou o atleta, medalhista e também treinador dos satubenses, Luiz Carlos Cerqueira, o Treinamento de Campo é uma espécie de intercâmbio entre equipes, que acontece para promover o aperfeiçoamento e a observação dos demais judocas, dentro do trabalho de melhoria do nível técnico de cada um dos participantes.

“É importante demais que esse tipo de ação aconteça porque os atletas acabam se conhecendo melhor e tendo o contato técnico com os outros atletas, já que nas grandes competições isso não acontece, devido à logística de cada luta, delegação, que já toma bastante tempo de cada judoca e de cada técnico. Para nós do Judô Satuba a iniciativa é ainda melhor porque conta como preparação para o Sub-15 de Judô que já acontece na semana que vem” disse Luiz.

O prefeito Paulo Acioly, aproveitou para reforçar as ações de incentivo ao esporte que beneficiam mais de 300 alunos da rede municipal, de maneira direta e indireta.

“A gente abre as portas para tudo o que vier agregar conhecimento e ensinar o melhor para as nossas crianças e adolescentes, que sabem que podem contar conosco, quando o assunto é apoio ao esporte e à cultura. Preparamos com todo o prazer nossas instalações para recebê-los e para que eles se sintam acolhidos, por uma cidade que valoriza o talento esportivo do satubense e apóia o sonho de cada um deles” explicou o prefeito.

Tricampeã do Jogos Estudantis de Alagoas (Jeal), a satubense Hemily Lopes, de 14 anos de idade, já está de malas prontas para representar Satuba em Salvador. “Estou bastante tranquila no que diz respeito a minha rotina de treinos e a minha dedicação. Eu acho que é impossível não sentir aquele frio na barriga, quando a gente imagina que essa será mais uma competição que pode projetar o nosso nome para o Brasil. Mas como já temos experiência, não tenho dúvidas que vamos fazer bonito” comentou Hemily.

O secretário municipal de Esportes e Lazer, Zé Preta, disse que o treinamento da FAJU já faz parte do calendário esportivo de Satuba, que neste mês de agosto esteve bastante movimentado.

“O nível das competições esportivas que aconteceram aqui, durante os últimos dias, refletem todo o nosso trabalho de incentivo às modalidades e consolida todo o nosso investimento estrutural que foi feito, justamente, para receber eventos como esse. Encerramos, na semana passada, a quinta edição do Campeonato Satubense de Futsal, que aconteceu sem nenhum imprevisto e da maneira mais organizada. Na semana que vem vamos iniciar mais torneiros esportivos de diversas modalidades, entre elas basquete e futevôlei, nas competições que fazem parte das comemorações dos nossos 57 anos de Satuba” explicou.

Qualquer cidadão de Satuba pode conhecer ou participar das aulas de judô que são oferecidas, gratuitamente, às terças, quintas e sextas-feiras, das 19 às 21h, na Quadra Municipal. Para se inscrever no projeto ou acompanhar os treinos, basta procurar a coordenação do Judô Satuba nos dias e horários mencionados.

Por Netto Motta/Ascom Satuba