O município de Satuba superou as metas estabelecidas, pelo Ministério da Educação (MEC), no que diz respeito aos dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), divulgados no dia 03 de agosto. De acordo com os números do MEC, a cidade que em 2013 estava com 3.3 no índice de metas alcançadas, passou a pontuar 4.4 nos anos iniciais (Ensino Fundamental I) e registrou um avanço recorde nos anos finais (Ensino Fundamental II), aumentando a nota de 1.8, registrada em 2013, para 4.3 em 2017.

De acordo com o prefeito, Paulo Acioly, o resultado se deve ao esforço conjunto e ao trabalho referencial, desenvolvido pelos servidores da Secretaria Municipal de Educação (Semed), junto com os alunos da Rede Municipal de e os pais.

“A gente fica imensamente feliz e cheios de orgulho porque cada um dos envolvidos nesse resultado sabe o quanto trabalhamos para que isso acontecesse. A Semed investiu em muitas horas de capacitação dos profissionais, em aulões que levaram mais de 300 alunos à quadra municipal, durante vários sábados, isso sem falar no esforço de cada escola em trabalhar, dentro das unidades, o processo de ensino dos alunos. Não existe outra palavra, a não ser orgulho!” disse o Paulo.

Em março de 2017, a Semed iniciou uma temporada intensa de preparação e articulação integradas que tiveram como foco o planejamento de novas estratégias de ensino que pudessem ser aplicadas aos alunos dos quintos e dos nonos anos que, em novembro do mesmo ano, fizeram a Prova Brasil. O ‘Satuideb’ e o programa ‘Escola 10’ também foram desenvolvidos e a Educação de Satuba conseguiu um engajamento positivo, nunca visto na cidade.

Segundo a secretária municipal de Educação, Jane Gleide, as mobilizações que priorizam e avaliam, internamente, o processo de ensino e aprendizagem nas escolas municipais com foco nos resultados dos alunos não param.

“A gente trabalha diuturnamente para garantir que nenhuma carência atinja os nossos alunos. A gente sabe que não se trata de processos fáceis, nem de tarefas que podem mudar realidades negativas do dia para noite. Mas nós estamos trabalhando muito e os resultados mostram que nós estamos no caminho certo. Todos estão de parabéns” comentou a secretária.

Por Netto Motta (Ascom Satuba)