A equipe do Projeto Karatê Satuba, mantido pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semel) participou, nos dias 28 e 29 de julho, do Campeonato Alagoano de Karatê Interestilos 2018 que aconteceu no Sesc Poço, em Maceió. Ao todo, 24 atletas satubenses conquistaram 21 medalhas, sendo 10 de ouro, 08 de prata e 03 de bronze.  Na categoria de 18 a 35 anos, acima de 70 quilos, dois jovens do município disputaram a grande final e o resultado foi medalha em dobro para a equipe.

Conforme explica o professor e atleta, Alex Sandro de Lima, nos últimos dois anos, o Karatê Satuba evoluiu de maneira que o esporte passou a chamar mais atenção, em um cenário que historicamente sempre foi ocupado pelo futebol. “Quando a gente começou, não imaginávamos que teríamos tanta adesão, principalmente dos jovens – que são maioria – e que já estão acostumados com os destaques das competições de futebol, que geralmente mobilizam as comunidades. Mas aí deu certo sim e desde o começo a gente só fez crescer. No ano passado a gente trouxe do Campeonato Alagoano 15 medalhas, sendo 9 de ouro. Esse ano já subimos esse número e estamos felizes demais” destacou o professor.

Alex, que comanda um grupo que conta, no total, com cerca de 70 alunos com faixa etária entre 09 e 33 anos, também participou da competição e conquistou medalha de ouro na categoria Master. “Fiquei feliz demais também com o meu resultado porque o professor é sempre o espelho para os alunos. Mesmo assim, eles nunca deixam de dar orgulho, até porque temos, dentro do Karatê Satuba, aluno que já foi até campeão Norte-Nordeste. A gente segue trabalhando e mantendo o foco para nunca deixar os números diminuírem” concluiu o professor.

Dentro dos atletas destaques no Karatê Satuba, estão Everton Luiz de Oliveira, de 19 anos de idade, que foi bicampeão alagoano, Carlos Eduardo Félix, que foi campeão na categoria de 13 a 14 anos e Gabriel Liberato, que conquistou medalha de prata na categoria de 18 a 35 aos com mais de 70 quilos.

“Aqui eu gosto porque me trouxe uma liberdade que eu nunca imaginei que teria com relação ao esporte. O Alex ajuda muito a gente ser uma pessoa melhor e pensar bem para frente, em relação aos campeonatos e resultados. A minha família também apóia e se não fosse também o apoio da prefeitura, a gente não teria conseguido chegar até aqui” disse Carlos Eduardo.

O Projeto Karatê Satuba tem foco na oferta da modalidade para as crianças e para os jovens em situação de vulnerabilidade social e todas as aulas são ofertadas de forma gratuita na Sala de Artes Marciais da Semel. Quaisquer informações sobre matrículas e vagas do projeto são repassadas través do telefone 9 8817-2823.

RESULTADOS CAMPEONATO ALAGOANO DE KARATÊ INTERESTILOS 2018

Categoria 9 a 10 anos, faixa branca e amarela: Kauê (prata)  .

Categoria 11 a 12 anos, faixa branca e amarela: Jonas (bronze)

Categoria 11 a 12 anos, faixa vermelha à laranja. Anthôny Gabriel (ouro individual e ouro em equipe)

Categoria  11 a 12 anos, faixa branca à amarela: Genival Brito (ouro)

Categoria 11 a 12 anos, faixa branca à amarela: Ketyly Mirelly  (Ouro)

Categoria 13 a 14 anos faixa vermelha à laranja: José Carlos  (ouro individual, ouro em equipe e prata em kata)

Categoria 13 a 14 anos faixa branca à amarela: Matheus Emídio (prata individual e ouro em equipe)

Categoria 13 a14 anos, faixa verde à preta: Carlos Eduardo (ouro individual, ouro em equipe e prata em kata).

Categoria 13 a 14 anos Leticia Silva (bronze em equipe)

Categoria 13 a 14 anos Mariana Oliveira (bronze em equipe)

Categoria  13 a 14 anos: Juliana Gomes (bronze em equipe)

Categoria: 15 a 17 anos faixa branca à amarela: Amanda Morais (prata individual)