O município de Satuba recebeu, nesta quinta-feira (23), o Prêmio Municipal de Gestão e Aprendizagem da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Alagoas, a UNDIME. O reconhecimento, que se deu por meio do ótimo desempenho nos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Báscia (IDEB) do ano de 2017, foi repassado em forma de homenagem para a secretária municipal de Educação, Jane Gleide, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso.

Para a secretária, todo o histórico de evolução na Educação do município se deve ao sucesso do trabalho desenvolvido pelos professores e demais profissionais, empenhados nos trabalhos do IDEB, junto à parceria que vai dos alunos às comunidades.

“A gente tem um orgulho imenso de tratar a Educação, como um todo, de maneira diferenciada, desde o ano de 2013, quando assumimos essa gestão. Quando se fala do IDEB, foi tudo como um trabalho de formiguinha. A gente começou com um passo a passo. Nunca nos permitimos ficar em posição de conforto. Fizemos maratonas de planejamento, apresentamos conteúdos diferenciados e contamos com o empenho dos mais variados profissionais e alunos para fazer com que o resultado chegasse e ele chegou” disse Jane.

Satuba superou as metas estabelecidas, pelo Ministério da Educação (MEC), no que diz respeito aos dados do IDEB. De acordo com os números do MEC, a cidade que em 2013 estava com 3.3 no índice de metas alcançadas, passou a pontuar 4.4 nos anos iniciais (Ensino Fundamental I) e registrou um avanço recorde nos anos finais (Ensino Fundamental II), aumentando a nota de 1.8, registrada em 2013, para 4.3 em 2017.

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) iniciou uma temporada intensa de preparação e articulação integradas que tiveram como foco o planejamento de novas estratégias de ensino que pudessem ser aplicadas aos alunos dos quintos e dos nonos anos que, em novembro do mesmo ano, fizeram a Prova Brasil. O ‘Satuideb’ e o programa ‘Escola 10’ também foram desenvolvidos e a Educação de Satuba conseguiu um engajamento positivo, nunca visto na cidade.

Por Ascom Satuba