A Prefeitura de Satuba, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), distribuiu, na segunda-feira (28), 385 kits escolares aos alunos da Rede Municipal de Educação que vão fazer, no mês de novembro, a Prova Brasil, principal ferramenta de medição do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb. A distribuição aconteceu no Ginásio Poliesportivo Adelson Cortez (Quadra Municipal) e também reuniu cerca de 300 pais e responsáveis das crianças e dos adolescentes.

Conforme explicou a secretária de Educação do município, Jane Gleide Acioly, a ação da Semed faz parte da complementação das atividades preparatórias para a Prova Brasil que já vêm sendo desenvolvidas em 10, das 13 escolas municipais, há cerca de cinco meses.

“No mês de março a gente iniciou uma temporada intensa de preparação e de articulação integrada, com foco no planejamento de novas estratégias de ensino que pudessem ser aplicadas aos alunos dos quintos e nonos anos que, em novembro, vão fazer a Prova Brasil. O ‘Satuideb’ e o programa ‘Escola 10’ foram desenvolvidos com todo o gás e nós conseguimos um engajamento positivo, nunca visto na Educação da cidade, e que movimentou profissionais e alunos, em busca dos resultados. Essa ação, de distribuição dos kits, visando o Ideb, também nunca havia acontecido na cidade” disse a secretária.

Aluna da Escola Municipal Héckel Tavares, Sthefany Barbosa Costa, de 15 anos de idade, vai fazer a Prova Brasil pela primeira vez. Questionada sobre a ansiedade, dois meses antes da avaliação, ela disse que estava bastante tranqüila.

“Eu gosto das atividades de preparação para a Prova Brasil porque, mesmo sendo puxadas demais, o jeito que as lições são repassadas deixam a gente mais tranqüila. Todos os dias se aprende de um jeito diferente e eu acho massa!” comentou Sthefany.

Além do Héckel Tavares, as escolas municipais Josefa Silva Costa, Alice Oiticica, José Tenório da Rocha, Rubens Canuto, Hígia Ramalho, Hélio Borges, Cícera Ariana Galdêncio, Primavera e Irene Francisco também vão receber as avaliações que servirão para o Ideb.

AULÕES PREPARATÓRIOS

Nesta terça-feira (29), os professores de Língua Portuguêsa e Matemática que dão aula para as turmas de nono ano das escolas municipais Héckel Tavares e Josefa Silva Costa se reuniram na Semed para a primeira etapa de planejamento dos aulões de preparação para a prova Brasil que vão acontecer aos sábados, a partir do dia 02 de setembro, na Escola Municipal Josefa Silva Costa.

De acordo com a articuladora municipal do programa Escola 10, Agnanmir Rocha, o primeiro encontro com os professores aconteceu para o alinhamento das primeiras atividades que serão desenvolvidas.

“Nos reunimos durante todo o dia para planejarmos a melhor maneira de explorar os assuntos e conseguirmos o máximo de aproveitamento, por parte dos alunos. Claro que, independentemente da Prova Brasil, estaremos sempre focados na melhor maneira de ensinar. Tenho certeza que os nossos alunos terão um excelente resultado” falou a pedagoga.