A Prefeitura de Satuba, por meio do prefeito Paulo Acioly esteve presente, nesta quarta-feira (04), na primeira reunião de planejamento e acompanhamento do Censo 2020. O encontro, que contou com a presença do chefe da unidade estadual do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) aconteceu na Câmara Municipal que também esteve representada pelos vereadores do atual mandato.

Durante a reunião, Paulo Acioly defendeu o reconhecimento populacional dos territórios que já são atendidos pelo município, mas que registraram um aumento significativo do número de moradores.

“Há muito tempo que a gente vem batendo na tecla que o município de Satuba já tem o dobro do número de habitantes divulgado pelo IBGE. Além do aumento das construções e da extensão dos conjuntos habitacionais que já existem na cidade, novos conjuntos chegaram, muitas famílias aumentaram, mas para o IBGE o número de habitantes permanece o mesmo” disse Paulo.

Ainda segundo o prefeito, uma das provas do aumento da população é que o serviço público municipal já registra aumento na demanda pelos serviços, o que acaba implicando um investimento maior que vem sendo feito com as verbas destinadas ao número do último censo que mostra Satuba com uma população de pouco mais de 13 mil habitantes.

“A gente acredita que esse número, hoje, chegue ou passe dos 25 mil habitantes. Se a gente tiver o reconhecimento desse aumento populacional, sem dúvidas a gente vai sanar muitos serviços públicos que, infelizmente, ainda não conseguem atender todos os satubenses de maneira excepcional” completou.

Paulo destacou, ainda, a mobilização e o comprometimento de todos os vereadores e secretários que estão acompanhando de perto o trabalho do IBGE e as demais ações em prol da população satubense.

“É importante demais para reforçar o quanto esse trabalho é sério, o acompanhamento por parte dos secretários e vereadores. Estamos muito empenhados e eu tenho certeza que só quem ganha são os munícipes” finalizou o prefeito.

O censo ou recenseamento demográfico é um estudo estatístico referente a uma população que possibilita o recolhimento de várias informações, tais como o número de homens, mulheres, crianças e idosos, onde e como vivem as pessoas. Esse estudo é realizado, normalmente, de dez em dez anos, na maioria dos países.

Na primeira reunião, prefeito, vereadores e a população presente foram informados de como funcionam os trabalhos e como vão se dar os primeiros processos do novo recolhimento de dados.