A Prefeitura de Satuba, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou no sábado (06), a cerimônia de encerramento das atividades de promoção dos aulões preparatórios para a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica, o Saeb. O evento, que reuniu cerca de 500 alunos da Rede Municipal aconteceu no Hotel Fazenda de Satuba (antigo Lindoya).

Além dos meninos e meninas que vão fazer a prova do Saeb, também estiveram presentes professores, técnicos de Educação e outros profissionais de apoio, que trabalharam incansavelmente numa maratona de aulões preparatórios, aos sábados, que aconteciam desde o primeiro semestre de 2019.

De acordo com o prefeito Paulo Acioly, os números do avanço da Educação em Satuba falam, por si só, sobre o quanto o município cresceu nos trabalhos.

“Quando nós entramos na gestão, nós estávamos entre os piores municípios do Brasil, avaliado pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Báscia (Ideb). Prontamente, nós arregaçamos as mangas, sem medir esforços e com metas de trabalho e muito foco. O resultado está aí, nunca crescemos tanto, como agora” destacou Paulo.

Já a secretária municipal de Educação, Jane Gleide, disse que o alto rendimento e o destaque que a cidade alcançou, em nível nacional, é mérito da junção alunos-professores-resultados.

“A gente só tem a agradecer a cada planejamento, cada aula, cada lição, cada dever de casa que cada um se comprometeu a executar, dentro de fora das salas de aula, em nome da educação dos nossos jovens. Nós da Semed, sosmos gratos a todos os profissionais, dos vigilantes às diretoras das escolas envolvidas, ninguém ficoi de fora deste mérito” pontuou Jane.

De acordo com os números do Ministério da Educação (MEC), a cidade que em 2013 estava com 3.3 no índice de metas alcançadas, passou a pontuar 4.4 nos anos iniciais (Ensino Fundamental I) e registrou um avanço recorde nos anos finais (Ensino Fundamental II), aumentando a nota de 1.8, registrada em 2013, para 4.3 em 2017.

A Semed permanece com a temporada intensa de preparação e articulação integradas que têm como foco o planejamento de novas estratégias de ensino que possam ser aplicadas aos alunos dos quintos e dos nonos anos que, neste ano, fazem a Prova do Saeb. O ‘Satuideb’ e o programa ‘Escola 10’ também foram desenvolvidos e a Educação de Satuba conseguiu um engajamento positivo, nunca visto na cidade.