A Prefeitura de Satuba, por meio do Decreto Municipal 04/2020, anunciou as medidas temporárias para o enfrentamento da emergência em saúde pública de nível internacional, ocasionada pelo Coronavírus. A partir do dia 23 de março, todos os serviços, exceto os de saúde e limpeza urbana, serão suspensos, para atender às normas de prevenção da Organização Mundial da Saúde (OMS).

De acordo com o decreto, ficam suspensas as aulas nas escolas da Rede Municipal de Ensino no período de 23 de março à 06 de abril deste ano, mantendo a possibilidade de prorrogação. Todo o calendário letivo será revisado pela Secretária Municipal de Educação (Semed) para evitar transtornos aos alunos.

Já dentro das atribuições da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município funcionarão normalmente com os serviços de vacinação, curativos e encaminhamentos. O Posto Central só receberá os casos de urgência e emergência. O funcionamento dos demais serviços da SMS seguem sendo estudados pela Secretaria.

O Centro de Referência em Assistência Social (Cras) e o Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS) suspenderão as atividades dos grupos. Todos os servidores públicos que não fizerem parte dos serviços considerados essenciais devem se manter em quarentena.

“Tendo em vista a gravidade da situação relacionada à pandemia do Coronavírus, temos feito o máximo, em todos os âmbitos, para estudar as medidas que têm, como prioridade, a preservação da saúde do povo de Satuba. Diante disto peço, com muita tristeza, que os servidores e comerciantes satubenses fechem as portas para evitar o contato entre as pessoas e para se prevenirem contra a COVID-19” comunicou o prefeito Paulo Acioly.

Um gabinete de crise já foi montado pela Prefeitura de Satuba para seguir monitorando todo o funcionamento público da cidade e garantir a integridade das famílias satubenses. Todos os prazos serão revisados semanalmente e todas as decisões serão comunicadas aos munícipes.

Ascom Satuba.