A Prefeitura de Satuba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vem adotando, desde o início das recomendações, todos os procedimentos seguros orientados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), no que diz respeito à proteção da população do município ao contágio do novo coronavírus. Além da obediência às normais internacionais, o cumprimento da quarentena colocada por meio de decreto do Governo de Alagoas também está sendo fiscalizado.

Nesta quarta-feira (29), as equipes da SMS realizaram mais uma ação de prevenção, desta vez com foco na movimentação do comércio local e no funcionamento dos estabelecimentos considerados essenciais. Durante as fiscalizações, os profissionais iniciaram a distribuição de 1400 novas máscaras para a população em situação de vulnerabilidade que precisa comparecer nesses serviços.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Junior Tuté, a atualização das ações de combate à COVID-19, doença provocada pelo Coronavírus, acontece diariamente. “Estamos com um monitoramento e uma estratégia intensos para garantir o máximo de proteção à saúde dos satubenses. A gente se reúne todos os dias para avaliar o desempenho das ações que já foram adotadas e também planejar novos passos. Estamos em contato direto com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) para atualização dos dados e para assistência aos pacientes que já foram diagnosticados” explicou o secretário.

Outras ações

Além do trabalho desenvolvido em mais uma semana de combate ao Coronavírus, desde o início da pandemia a Prefeitura de Satuba vem adotando todas as medidas necessárias de proteção. Seguem, abaixo, algumas delas:

– Realização de testes rápidos para COVID-19 em pacientes suspeitos e grupos de risco;

– Intensificação do monitoramento de casos suspeitos e dos atendimentos em casa, realizados pelas equipes de saúde;

– Fiscalização dos estabelecimentos comerciais que não estão cumprindo o decreto estadual da quarentena;

–  Fiscalização dos procedimentos adotados pelos estabelecimentos comerciais autorizados a funcionar, durante o período de isolamento;

– Distribuição de 1400 máscaras para a população em situação de vulnerabilidade e comércio;

– Adoção de novas regras de proteção à saúde para a realização da feira livre do município;

– Manutenção da suspensão dos trabalhos para os servidores públicos que não estão trabalhando nos serviços considerados essenciais.

Medidas de proteção à saúde adotadas para funcionamento da feira livre em Satuba:

– Uso obrigatório de máscaras para comerciantes e clientes;

– Distanciamento seguro entre uma banca e outra;

– Aferição da temperatura de comerciantes e da população pelas equipes de saúde;

– Autorização de comercialização somente para feirantes da região, devidamente cadastrados;

– Fiscalização dos métodos de higienização adotados pelos comerciantes;

– Prestação de informações e orientação dos munícipes sobre o funcionamento dos serviços de saúde, durante o período de quarentena.