A Prefeitura de Satuba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), adotou todas as normas de segurança repassadas pela Gerência de Vigilância Sanitária (Gvisa) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) para a realização de funerais, durante a pandemia da COVID-19, doença provocada pelo novo Coronavírus.

Segundo a Gvisa municipal, devido ao atual contexto epidemiológico, os funerais do município deverão ocorrer no menor tempo possível, com o menor número de pessoas, dando prioridade de participação aos familiares mais próximos, para a diminuição da probabilidade de contaminação. As regras valem para todos os tipos de sepultamentos, realizados no Cemitério São João Batista.

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica da SMS, Alanna Nunes, alerta também para os demais cuidados que devem ser respeitados durante os velórios. “Em todo tempo, aquelas pessoas que estiverem participando devem respeitar o distanciamento de, pelo menos, um metro e meio por pessoa. Além disso, todas as recomendações para tossir ou espirrar na parte interna dos braços e o uso de máscara no rosto também devem ser respeitados” disse a coordenadora.

Ainda fazem parte da recomendação, a manutenção da urna funerária (caixão) fechada durante todo o funeral, a proibição do contato físico entre os presentes, a proibição da participação de pessoas que fazem parte do grupo de risco (crianças, idosos, portadores de doenças crônicas, imunodeprimidos, gestantes e pessoas que apresentam sintomas de infecção respiratória) para o contágio do Coronavírus e a exigência de higienização por meio da lavagem das mãos ou do uso de álcool 70% para todos os envolvidos no processo.

Em caso de dúvidas, a Gvisa atende ao cidadão por meio dos números (82) 3315-3779 ou 3315-1487. Todas as ações de prevenção e vigilância em saúde, colocadas nos funerais, fazem parte de um conjunto de ações da SMS, desenvolvidas desde o início da pandemia.