A Prefeitura de Satuba, por meio dos trabalhos de combate à Covid-19 (doença provocada pelo novo Coronavírus) coordenados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), anunciou nesta terça-feira (02) a instalação de um Centro Comunitário de Referência Para Enfrentamento da COVID-19 que deve funcionar dentro do Ginásio Adelson Cortez (Quadra Municipal). A unidade deve servir como um ambulatório de campanha que dará suporte aos pacientes com sintomas de síndromes gripais.

O anúncio da implantação do novo serviço foi feito durante uma visita do prefeito Paulo Acioly e do secretário municipal de Saúde, Diógenes José Neto, à quadra municipal, que já vem sendo utilizada como local de apoio para outras ações de combate ao Coronavírus. Os gestores participaram de uma averiguação técnica que avaliou as condições estruturais do ginásio, antes do início da montagem dos equipamentos.

De acordo com o secretário de Saúde, o Centro de Referência vai permitir uma assistência mais completa, principalmente aos pacientes que apresentam sintomas de síndromes gripais e moram na periferia do município.

“Vamos colocar a serviço da população, dentro deste ambulatório de campanha, um médico, dois enfermeiros e três técnicos de enfermagem. Eles ficarão disponíveis para o atendimento dos pacientes com suspeita de Covid-19 que serão levados exclusivamente para este local. Com essa implantação, as salas que estão sendo usadas para o tratamento dos pacientes com síndromes gripais no Posto Central, por exemplo, voltarão aos demais serviços de saúde essenciais” disse Diógenes.

A chegada do Centro Comunitário de Referência Para Enfrentamento da Covid-19 em Satuba se junta às demais ações que a gestão municipal vem desenvolvendo, desde o início da pandemia, para diminuir os danos à saúde das famílias que moram na cidade. Entre elas, a distribuição de máscaras, cestas nutricionais e kits merenda para a população, além da fiscalização dos estabelecimentos e intensificação dos plantões médicos nas unidades de Saúde

O ambulatório de campanha da Quadra Municipal já começou a ser montado e está com previsão para o início das atividades, a partir do dia 08 de junho.