O Centro Comunitário de Referência Para Enfrentamento da Covid-19 em Satuba, coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), abriu as portas para a população no dia 15 de junho. Composto por uma estrutura especial que conta com salas de atendimento médico, locais de triagens, medicação e espera, o ambulatório de campanha está funcionando na Quadra Municipal, no centro da cidade.

Conforme explica a coordenadora de enfermagem do ambulatório, Karine Saturnino, todo paciente com qualquer sintoma de síndrome gripal deve se dirigir ao Centro, de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h.

“O ambulatório de campanha é uma ferramenta fundamental para o nosso trabalho. Primeiro, porque desafoga as demais Unidades de Saúde do município que apresentam outros tipos de serviços à população, como por exemplo, a vacinação e o pré-natal. A partir daí, o paciente chega, é recebido pelos técnicos, passa pela sala de enfermagem, pelo atendimento médico e, caso seja necessário, já sai com a medicação” disse a coordenadora.

Ainda segundo a profissional, nos três primeiros dias de atendimento o ambulatório apresentou um fluxo considerável de pacientes na estrutura que está pronta para atender até 60 casos por dia.

“Apesar da maior demanda dos nossos atendimentos ter vindo dos idosos, que são considerados públicos de risco, não registramos casos graves. A gente reforça que os testes rápidos para Convid-19 que são disponibilizados nessa unidade só podem ser realizados, a partir do décimo dia de sintomas, como recomendam os protocolos de Saúde Pública” completa Karine.

O ambulatório de campanha também atende aos pacientes vindos de todos os povoados pertencentes ao município de Satuba. Qualquer dúvida a respeito dos procedimentos ou solicitação de transporte (ambulância) para o translado do paciente até o local, o morador pode ligar para o Posto Central, através do número 3266-1160.