A Secretaria Municipal de Saúde promoveu na manhã de hoje, um mutirão que visa promover a saúde da mulher, por meio da realização dos exames de Citologia Oncótica (CO), conhecido também por exame preventivo do colo do útero ou papanicolau, além da avaliação clínica das mamas e agendamento de mamografia, para aquelas que se enquadram nos critérios preconizados pelo Ministério da Saúde (MS).

O mutirão foi realizado no Conjunto Luiz Gonzaga e atendeu há mais de 50 mulheres daquela comunidade. O exame de citologia oncótica conhecido é, no Brasil, a principal estratégia escolhida para o rastreamento precoce do câncer de colo de útero e doenças sexualmente transmissíveis.

O médico ginecologista obstetra do município, Dr. Antônio Carlos Moraes, contou que os profissionais de saúde fizeram uma avaliação completa da mulher, com orientações e encaminhamentos para atendimentos com outros profissionais, caso necessário, como nutricionistas e psicólogos, além de solicitarem exames laboratoriais, como ultrassonografia, exame de sangue, de acordo com a necessidade de cada paciente.

Câncer de colo do útero

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o problema, em princípio, pode se manifestar em qualquer idade. Porém, é mais frequente na população jovem, sexualmente ativa,  principalmente em mulheres com idade entre 25 e 65 anos.

Exame

A coleta é simples: durante o exame ginecológico, o profissional faz uma coleta das células do colo do útero, com uma espátula e escovinha. Essas células podem ser espalhadas diretamente em lâminas de vidro ou coletadas em meio líquido. Quando o rastreamento populacional é feito adequadamente, permite diminuir em mais de 70% a mortalidade por câncer do colo uterino. O preparo adequado do exame consiste em evitar relação sexual nas últimas 48 horas, cremes, duchas e não estar menstruada pelo menos dois dias antes da coleta.

Ascom Satuba